domingo, 8 de outubro de 2017

COLÔMBIA - BOGOTÁ

Planejando as próximas férias, esperamos passagens promocionais, mas na falta delas procuramos passagens com bons valores de milhas para lugares na América do Sul.
Encontramos para Bogotá, por um bom preço.
Com as passagens até Bogotá, fizemos nosso roteiro considerando San Andres, Providencia e Cartagena, além da própria capital.
Acompanhe!

BOGOTÁ

AVIAO:  MILHAS 34.000 (ida e volta) + R$ 350,00 de taxas (Florianópolis a Bogotá)
HOTEL: Hostel Ulucaho  - http://www.ulucahohostel.com/ R$ 160,00 (4 noites)
Ps: valores por pessoa

DIA 1
Nosso voo Latam, previsto para sair de São Paulo com destino à Bogotá as 14:50 hrs, saiu as 20:40 com quase 6 horas de atraso, atrasando muito a chegada no destino e como sempre atrapalhando os roteiros, o que tivemos que ajustar.
E claro, a empresa aérea poucas explicações repassou aos passageiros, tivemos que esperar.
Chegamos em Bogotá perto da 1 da manhã (madrugada) e fomos tentar trocar dólares, mas o câmbio no aeroporto é ruim então não trocamos dólares ali. PS: De todos os lugares, em Cartagena encontramos o melhor câmbio para troca de dólar.
Chamamos um Uber, o primeiro cobrou e não apareceu, o segundo ficou nos apressando para entrar no carro correndo, dizendo que a polícia não podia ver ela ali. Ela contou que eles tomam o carro e a carteira de habilitação. Até pediu pra inventarmos uma história caso fosse parada pela polícia. Apreensiva e nervosa até sairmos do aeroporto, ela largou um "AI DIOS MIO" e finalmente relaxou para seguirmos viagem! Senti ela super perdida na cidade, mas no fim deu tudo certo.
A viagem até o bairro La Candelaria deu 22500 pesos.
Chegamos no hotel as 2 da manhã (até pegar mala e Uber enrolado) e quando o Arthur tocou a campainha, alguém abriu a porta já dando bronca pelo barulho. Isso porque ele não ouviu a campainha e a tocou diversas vezes, o cara deve ter ficado indignado.
O quarto é simples, com uma cama que fazia barulhinho chato e o bacio do banheiro que mal dava pra se sentar de tão apertado, mas uma ótima localização, um excelente custo beneficio e um surpreendente café da manhã.

Hostel
Frente do Hostel

Quarto com banheiro não compartilhado

DIA 2
Pela manhã tomamos o café que estava incluso na diária, bem gostoso, croissant, ovo, mazorcada, suco de goiaba e chocolate quente, além de café a vontade. Tudo muito bom.

Café da Manhã
Andamos pelo centro inteiro atrás de uma boa cotação para trocar os dólares e trocamos  na "Cambios la Universal Money Exchange" que fica na calle 19. A cotação estava 1 dólar para 2740 pesos.
Andamos pelo centro e encontramos a igreja Nuestra Senora de Las Nieves, simples e escondida, mas linda.

Igreja Nuestra Señora de Las Nieves

Seguimos para o Museu Del Oro. Pagamos 4000 pesos (4 reais) para cada um de entrada, interessante mas não achamos nada demais... não indico perder muito tempo ali. Hehehe

Caminhamos pela Carrera 7 e no meio do caminho compramos Buñuelos, um bolinho de queijo, com farinha de milho, açúcar, etc, por 500 pesos cada (50 centavos), uma delicia!! Tente achar esse lugar (Kaba Parrilla), ele fica fazendo o dia inteiro bolinhos que saem quentinhos a todo momento.

Buñuelos
Seguimos pela Carrera Sete até a praça de Bolívar, capitólio e catedral, um lugar enorme, cheio de gente e de historia, lindo!

Praça Bolívar

Ainda na 7, vimos casa de Narino e igreja de San Agustin. Atrás dessa igreja, paramos para almoçar em um restaurante local onde o prato do dia custava 8000 pesos (8 reais) e podia escolher entre carne frango ou peixe. Gostoso!

San Agustin

Interior

Restaurante
Saindo dali paramos para tomar um café e o Arthur pediu um "Tinto Campesino", pra provar.. depois vimos que era uma mistura de café com cravo, canela e açúcar mascavo, tinha gosto mesmo era de quentão... kkkkk não indico!
Eles chamam de tinto o café preto puro e perico é o nosso "pingado".
Pertinho estava a igreja Nuestra Señora del Carmen, a mais linda de todas, robusta por fora e simples, bem cuidada e delicada por dentro, realmente surpreendente.

Interior da Igreja Nuestra Señora del Carmem

Logo adiante estavam o Teatro Cólon, que não entramos e a Casa da Moeda, que tinhas algumas coisas interessantes.  Por dentro dela se conecta ao Museu do Botero, esse sim impressionante.
Não só tinham diversas obras de Fernando Botero, mas como também obras de Picasso, Renoir, Lautrec, Monet etc... como disse impressionante, indico muito!

Obras Museu do Botero
No fim do dia fomos no bar Bogota Beer Company, ótimas cervejas e perto do hostel!
Compramos janta no MegaBurguer bem na frente do bar, onde o combo do hamburguer, com refri e batatas custaram 8500 pesos (8,50) e voltamos para comer no hostel.

DIA 3
Após o café da manhã, começamos a ir até a Catedral de Sal.
Descemos até a estacao do Transmilenio Museu Del Oro e no caminho aproveitamos para imprimir o checkin do voo da empresa Viva Colombia, porque só aceitam que o check in seja feito com 72h de antecedência do voo.
No terminal pegamos o ônibus B74, que custa 3000 (3 reais) o cartão e 2200 (2,20 reais) a passagem por pessoa. Depois de uns 45 minutos chegamos no terminal Portal Norte, trocamos para o ônibus que leva até Zipaquira, custa 5100 pesos (5,10 reais) e leva mais 1 hora de viagem.
O motorista era doidão e buzinava por tudo, enquanto o cobrador ficava pendurado na porta berrando "ZIPA ZIPA ZIPA ZIPA", uma loucura!
Pedimos ao cobrador para avisar quando chegasse no ponto da catedral e ele avisou certinho.

Ponto do Transmilenio
Descemos e caminhamos mais uns 15 minutos até a catedral (perguntamos para o pessoal da rua).
Fácil de encontrar, mas o trajeto todo demora um pouco.
Para a catedral tem 4 tipos de tickets:
1. catedral por 50000 pesos (50 reais)
2. catedral e experiência de mineiro por 56000 pesos (56 reais)
3. catedral e museu por 53000 pesos (53 reais)
4. catedral, mineiro e museu por 59000 pesos (59 reais)
Escolhemos a experiência completa hehehe
Começamos pela catedral, com um grupo de umas 30 pessoas e um guia que vai explicando tudo sobre ela, desde a antiga mina de sal até os casamento que ocorrem dentro da Catedral de Sal.
A mina tem muita história e começou desde a época dos índios, que chamavam o sal de ouro branco. Eles começaram usando a água de vertentes ricas em sal, com tecnica de evaporamento.
Com os colonizadores espanhóis começou propriamente a mineração.
A cidade de Zipaquira foi a maior e mais importante da Colômbia naquela época.
Atualmente o sal é extraído com agua em "poços" com até 500 metros de profundidade.
Hoje a parte aberta de visitação é ínfima comparada ao tamanho total da mina.
A maior Cruz da catedral tem 30 metros e foi feita com um único pedaço de sal, impressionante!
Tudo muito lindo, mas infelizmente, muuuito cheio de gente, para todos os lados e até para conseguir tirar uma foto estava difícil.
No fim do tour tem várias lojinhas com produtos feitos de sal e esmeralda, além de 2 lanchonetes, caríssimas! Pedi um buñuelo, custou 4000 pesos (4 reais), lembra que no centro eu paguei 500 pesos?? Daria pra comprar 8! 😱

Cruz Principal

Fomos em seguida para a rota do mineiro, onde nos levam em grupos menores para dentro dos corredores das minas, sem iluminação nenhuma, até chegar numa parte que nós mesmos pegamos nas picaretas e escavamos.
Foi legal, mas nada impressionante.

Escavando!

Lá embaixo tem ainda um show de luzes (bonitinho mas saímos na metade) e um filme 3D sobre a mina (eu dormi).
Saindo da mina, fomos ao museu da salmoura, que de museu não tem nada, é mais um guia explicando novamente como retiram o sal ontem e hoje. Não perca seu tempo!
Na volta, passamos pela praça principal, muito bonitinha e paramos para comer empanadas na Tipicas Empanadas Del Valle e pedimos uma grande para cada um por 4900 pesos (5 reais), muito gostosa! (As menores partiam de 1900 pesos)

Perguntamos onde era o terminal de ônibus e caminhamos até lá, levou uns 10 minutos. Pegamos novamente o ônibus mas agora o motorista era mais maluco, saiu buzinando horrores para o ônibus da frente, deu uma fechada nele e saiu super rápido! Com emoção!
Descemos no terminal portal del norte e pegamos o Transmilenio até a estacão do museu del oro e voltamos ao hotel.
Saímos depois do banho para jantar no Ricasole Al Carbon que fica próximo ao hotel, pedimos um picadito al queso para dois por 22000 pesos (22 reais). Muito bom e cervejas com preços justos! 🙏🏻

Picadito Al Queso

DIA 4
Hoje era o dia de conhecer o Monserrate e finalmente abriu um solzinho!
Mas parece que Bogotá inteira teve a mesma idéia...
Fomos a pé do hotel até a entrada para comprar os tickets, uma fila imeeensa se formando.

Ruas de Bogotá
Enquanto o Arthur foi para a fila do ticket, fiquei na outra fila imensa que achava que era para o teleférico. Então ouvi a família da frente falando q a fila para  o teleférico era do outro lado, a que eu estava era para o funicular.
Dei a volta no prédio e vi que tinha uma bilheteria lá do outro lado sem fila nenhuma! E a fila para o teleférico estava pequena... corri para chamar o Arthur e compramos ali onde não tinha fila. Uma confusão só!!
O valor para subida pelo teleférico ou funicular é de 5500 pesos (6 reais) e a descida o mesmo valor.
Compramos somente a subida para descer a pé pelo caminho de uns 3 km que muitos colombianos fazem subindo, como algum tipo de penitência.
O teleférico é uma delicia e rápido, e a medida que subia e trancavam os ouvidos, dava para ver a cidade inteirinha do alto dos cerca de 3.200m.
Teleférico
Caminhamos lá por cima, e nos surpreendemos, pela quantidade de pessoas, pela feirinha que é quase um camelô e ainda um corredor com diversos restaurantes pequenos com comidas tipicas, mas pouco apetitosas, lugares bem sujos.

O banheiro é cobrado a partir de 500 ate 1000 pesos dependendo de qual, mas as comidas que eu vi não pareciam com preços abusivos, na verdade pareciam bem baratas, mas não comemos nada.

Igreja

Vista Panorâmica de Bogotá
Estava tão cheio que nem conseguimos aproveitar muito e logo começamos a descer. Dica: não vá no domingo! Lotado!
O caminho de descida é super cansativo, com diversos degraus, íngreme, calçada desnivelada e claro, lotado de gente... se você tem algum problema nos joelhos que nem eu, não indico, senti bastante dor e até o Arthur que não tem nada, também sentiu um pouco.
De lá seguimos até o terminal de ônibus para ir até a feira de Usaquén. Na estacão Universidades, do lado de fora, pegamos o ônibus laranja (18-3) que foi direto percorrendo a Carrera 7... lembre-se de ter crédito no cartão.
A feira é enorme e vai seguindo pelas ruas de Usaquén. Com todos os tipos de produtos, é capaz de se perder no caminho. Não ficamos muito tempo porque estávamos muito cansados e isso acaba desanimando para qualquer coisa.

Seguimos para o mercado de Paloquemao.
Chegando no mercado, ele já estava fechado, porque, como era domingo fechava mais cedo, as 14:30, e já eram 16 horas.
Passeamos um pouco pelo shopping em frente ao mercado, mas também estava lotado e até para sentar e tomar um café estava disputado. Desistimos!
Fomos ao supermercado dentro do shopping para comprar algo e acabamos comendo ali um Tamal, um tipo de risoto de frango com milho e especiarias típicas dentro de folha de bananeira. Gostoso!
De lá, também era difícil pegar ônibus e como era perto do hotel preferimos o táxi, que deu 8800 pesos (9 reais), ta ótimo! Já estávamos mortos de cansados a essa altura e tudo que eu queria era esticar as pernas para o alto.
A noite saímos para comprar algo para comer e como era domingo estava praticamente tudo fechado perto do hotel, somente o Mega Burger. Pegamos o lanche novamente, compramos cerveja e fomos para o hotel.

Dicas: Fique no bairro Candelaria, perto de tudo o que você vai querer conhecer.
Baixe o aplicativo do Transmilenio.
Pergunte sempre qual ônibus é o correto
Os voos low cost da Viva Colimbia normalmente cobram: bagagem despachada, bagagem de mão que vai no compartimento superior, escolha das poltronas e ATÉ impressão da folha de checkin (imprima com 72hrs de antecedência), então lembre-se disso para não pagar extras CAROS. Uma curiosidade: a controladora dessa empresa é a RyanAir, então espere quase a mesma "experiência".