sábado, 31 de março de 2018

UMA RÁPIDA ESCALA NA CIDADE DO MÉXICO

CIDADE DO MÉXICO

A viagem  de Florianópolis até Shanghai levou quase 50 horas com escalas em São Paulo, Cidade do México e Tijuana.
Nossa primeira escala foi em São Paulo, mas passamos todo o tempo na fila de espera para despachar bagagem da Latam. Ficamos aproximadamente 1 hora e meia em uma fila interminável. Isso porque eles chamam de despacho de bagagem express, parece piada. hehe

De lá, fomos para a Cidade do México em uma viagem de aproximadamente 9 horas.
Chegamos cedo, às 5:30 da manhã, aguardamos as malas e despachamos novamente no próprio terminal de desembarque 1 em uma esteira rolante. Falaram que era para deixar as malas ali, mesmo considerando que o nosso próximo voo iria sair do terminal 2.
As 6:30 já estávamos comprando bilhetes de metrô e seguindo em direção ao Zócalo.
O metrô fica ao lado da saída do terminal 1 e custa apenas 5 pesos cada trecho (1 real). Trocamos poucos dólares por Pesos Mexicanos no aeroporto mesmo.
Tem que ficar super ligado no metrô porque é enorme e muuuito lotado em algumas estações, facilitando a vida dos ladrões de carteira.
Chegamos ao Zócalo quando o sol começava a aparecer. Estava uma delícia, poucas pessoas e uma cor linda no céu. Havia vários soldados do exército na área e achamos que iriam hastear a bandeira nacional. Mas só ficaram ali marcando perímetro por alguns instantes e depois foram embora. Mesmo assim foi legal de ver.

Dalí caminhamos em direção ao Museu de Belas Artes, passando pela Casa dos Azulejos. Na verdade essa casa é um restaurante da rede Sanborns, onde eu e o Arthur almoçamos uma outra vez que estivemos no México. Achei a casa tão linda por dentro e por fora que quis mostrar para as gurias.

Da Praça das Belas Artes caminhamos até a Praça Garibaldi (onde ficam muitos Mariachis durante o dia e noite), mas para aquele lado tinha muita sujeira, pedintes e pouco policiamento. Como era muito cedo, ainda não tinha nada aberto na praça, tampouco os Mariachis tocando.
Voltamos para pegar o metrô até o bosque Chapultepec.
Caminhamos por lá, conhecemos um pouco e paramos em um dos pequenos restaurantes que tem perto do lago para comer alguma coisa.
Pedimos Burritos e Huaraches por 55 e 35 pesos cada um, aproximadamente 10 e 7 reais.
Os banheiros lá são pagos e não muito limpos, 4 pesos.

Voltamos caminhando devagar até o metro.
No aeroporto voltamos para o terminal 1, perguntamos nas informações sobre o metrô que levava ao terminal 2 e indicaram um ônibus no portão 7, mas custava 16 pesos!
Tínhamos lido em algum lugar que havia transporte de graça e de repente alguém passou pela gente e disse em inglês que tinha um metrô no andar de cima que levava até lá de graça.
Subimos e com o cartão de embarque (somente com o cartão) conseguimos pegar esse metrô até o terminal 2.
Trocamos o ticket da Latam pelo da Aeroméxico e seguimos para o embarque.