sábado, 14 de abril de 2018

XI'AN


TREM:         Shanghai - Xi'an: R$ 460,00 (Trem Bala)
HOTEIS:      Xi'an Xiangzimen International Youth Hostel R$ 40,00 (2 noites)
Ps: valores por pessoa

Dia 1

Chegamos em Xi’an perto das 11 da noite e corremos para pegar o metrô que fecha as 11:15. Pegamos a linha 2 até a estação do metrô perto do hotel.
Já na chegada nos deparamos com inúmeras luzes e lanternas enfeitando toda a cidade para o ano novo, linda!!



Chegamos no hotel e ali de fora deu para ver que seria ótimo. Logo na entrada tem um bar com mesas e lá ao final a recepção e os quartos.
São 3 andares, banheiros limpos (organizados e unissex), quartos espaçosos, camas confortáveis (dentro do estilo chinês) e edredons quentinhos.
Indico muito o Xi'an Xiangzimen International Youth Hostel(http://www.yhachina.com/ls.php?hostID=2&id=97)!








No dia seguinte acordamos perto das 6 e as 7 da manhã já estávamos saindo a caminho dos Guerreiros de Terracota.
Logo em frente ao hotel encontramos uma senhora com uma barraquinha vendendo comidinhas. 
Depois de muitas mímicas, conseguimos comprar uma espécie de calzone na chapa recheado com carne e curry por 4 yuans (2 reais) e era uma delicia! 
Quando já estávamos de saída, ela nos pediu para tirar fotos com ela, uma fofa!



Pegamos o ônibus 603 (1yuan) na rua em frente ao hotel até a estação de trem e lá trocamos para o ônibus 306 (pode ser o 914 ou 915 Tb) (7 yuans). Esses ônibus ficam do lado direito da estação. Bem fácil de achar.



Chegamos aos Guerreiros de Terracota as 9 da manhã e estava super vazio e muito frio!!
O valor da entrada é de 120 yuans (60 reais).
O "Pit" principal é o mais famoso e o maior de todos. Eles chamam de "Pit" (fosso) os locais onde foram escavados os guerreiros e onde eles mantém o local para visitação.
Um enorme ginásio com vários guerreiros de mais de 2000 anos, muito bem conservados, ainda no local em que foram descobertos.






Lá tem uma cafeteria com comidas, cafés, pizzas, mas eu achei tudo realmente muito caro, um café por 38 yuans (19 reais)
Conhecemos todo o lugar e perto da 1 da tarde começamos a voltar.




*Foto de Matheus Huebl     

*Foto de Matheus Huebl     

Na saída tem várias lojinhas e pequenos restaurantes de rua. 
Compramos dois mini guerreiros de terracota bem negociados, o preço inicial era 180 yuans (90 reais) cada um e fechamos por 50 yuans (25 reais) os dois, ou 25 yuans cada! 
Lembre-se, negocie tudo e muito!!
Ao redor tem várias comidinhas diferentes, mas acabamos não comendo por ali.
Pegamos novamente o ônibus 306 e depois o metrô até a Drum e Bell Tower. 
Elas são lindas por fora mas acabamos não subindo porque estava um pouco caro (50 yuans). 
Ao redor das torres tem muitas coisas para ver e admirar, com luzes, cores e formas de encher os olhos.






Atrás da Drum Tower tem o Quarteirão Muçulmano. Vá com fome e com a mente aberta para experimentar comidas de sabores exóticos e inimagináveis. Espetinhos de polvo,  cuttlefish, dumplings, jacas, frutas, carnes, ovos podres e muitas coisas que não faço ideia do que são e não posso nomear.
Uma rua estreita com um trânsito caótico, de gente, de carros e de motos que passavam muito perto e buzinando sem parar. 
Achei o máximo! Vale muito a pena conhecer, mas vá sem preconceitos e frescuras!











Seguimos para o hostel e só paramos para comprar cerveja no mini mercado em frente a ele. A cerveja de 600 ml custava 2,50 yuans (cerca de 1,25 reais!) cada. Acabamos jantando cerveja novamente.



Depois de beber algumas, decidimos encarar o frio da noite e subir a muralha da cidade.
Em cima dela, havia a exposição do Festival das Lanternas e pagamos 60 yuans (30 reais) para subir.
A Muralha estava linda, toda iluminada e com diversos bonecos feitos de papel. 
Lá de cima tem uma vista ótima da cidade. Ela estava toda iluminada para o ano novo, lanternas vermelhas espalhadas por todos os lados, cachorros e dragões gigantes coloridos, feitos de papel. 










Essa cidade conquistou meu coração.
Antes de voltar ao hotel passamos em um mercadinho da seven eleven que vende pãezinhos chineses recheados super baratinhos, 2,50 yuans cada!
Voltamos ao hotel para descansar e principalmente nos esquentar.

Dia 2

Acordamos um pouco mais tarde, arrumamos as malas e as deixamos na recepção do hotel perto das 10 da manhã.
Perto do hostel entramos em uma praça de alimentação e almoçamos em um restaurante com comidas deliciosas. Depois de muita mímica conseguimos fazer escolher os pratos. Eu pedi um macarrão tipo bifum por 12 yuans (6 reais) e o Arthur uma massa local diferente, triangular com um tipo de feijão branco por 13 yuans (6,50 reais). Muito bom!






Seguimos em direção ao Wild Goose Pagoda e chegamos de metrô em uma praça enorme, linda e muito bem cuidada.
Caminhamos devagar admirando suas flores e suas cores até chegar a um outro jardim cercado onde fica a Pagoda.
Pagamos 50 yuans (25 reais) para entrar.
O lugar tem um enorme jardim bem cuidado, com algumas Torres, Drum e Bell. Também há salas com budhas enormes, brilhantes e majestosos. Um lugar que deve estar na lista de quem passa por Xi’an.












Voltamos ao hostel de metrô, pegamos nossas malas e novamente o ônibus 603 para a estação de trem. Iríamos pegar o trem noturno.
Bem em frente ao ponto de ônibus, ao lado da estação, paramos em um restaurante e compramos comidas para levar na viagem. Lá dentro da estação também há alguns mercadinhos.
A comida mais comum entre os chineses é o Cup Noodles, porque é barato e os trens tem torneira de água quente potável para fazer o macarrão.
Esperamos um tempo até abrirem os portões para entrar no trem e quando abriram corremos (sim, corremos porque todo mundo sai correndo e se esmagando mesmo) até o nosso vagão.
Nosso grupo acabou ficando em cabines separadas na hora da compra, de 3 em 3.
As cabines da categoria Hard Sleeper são abertas, para 6 pessoas, divididas em 2 beliches de 3 andares.
Assim que chegamos já encontramos 2 chineses sentados lá dentro. Perguntamos se alguém falava inglês e um deles disse que um pouco. Pedimos para  trocar de cabine  e ele logo aceitou. 
Mas os outros dois não falavam inglês e pedimos para o que falava explicar e pedir para trocar. No início ele não queria falar, mas acabou nos ajudando a convencer os outros dois a trocar de cabine.
Conseguimos!! Ficamos todos os 6 na mesma cabine de trem. Ainda bem, porque ela é super apertada e claustrofóbica. Assim fica mais fácil de se mexer e conversar até o sono chegar.
Trem com camas duras e apertadinhas e um enorme cheiro de cigarro nos corredores. O pessoal fuma muito entre os vagões e o cheiro se espalha! Sem janela e sem portas na cabine!! Essa parte foi horrível...
Fora isso, dormir com o barulhinho dos trilhos é muito gostoso!






Nenhum comentário:

Postar um comentário