terça-feira, 5 de setembro de 2017

KRUGER

HOTEIS: Kruger (Skukuza)                                         R$ 130,00 (1 noite)
               Marloth Park (Manzini Swazi King Chalets) R$ 126,97 (2 noites)
CARRO: Continuação de Johannesburg
               Obs: Peça pelo quarto casa na árvore e os valores são por pessoa

Saímos de Jo'Burg as 9 da manhã e fomos direto para o Kruger Park (Reserva Natural para ver animais) pela entrada do Skukuza até o "Camping", eles chamam de camping o lugar onde tem as cabanas, os restaurantes e os mercados.
Chegamos as 15 horas, fizemos check-in, pegamos as nossas autorizações para os game drives que tínhamos comprado pela internet e pagamos a taxa de permanência do parque de 304 rands por pessoa (75 reais).
As reservas dos game drives (vou explicar mais pra frente) e da cabana foi feita no site http://krugerpark.com.
Fomos até a cabana deixar as coisas e no mercado comprar comida para jantar depois dos games drives. Os preços dos mercados dentro do parque não diferem muito dos de fora do parque, algumas coisas são até mais baratas, mas os souvenirs são caríssimos.
As cabanas possuem mini cozinhas bem equipadas e até uma churrasqueira em frente, igual as cabanas do hotel que ficamos na Namíbia.
Os game drives são passeios de 2 a 3 horas em carro aberto nas laterais com um guia que vai mostrando os animais e normalmente eles sabem exatamente onde estão os animais, principalmente nos game drives do sunset e night, porque durante o dia já conseguiram as informações.
O self drive é quando você usa seu próprio carro e faz o passeio por conta própria.
Aliás, para conseguir acompanhar melhor os animais por conta própria, sugiro comprar um SIM CARD (chip de telefone) e baixar o aplicativo "Latest Sightings", nesse app as pessoas vão marcando os pontos que os animais foram avistados.
Saímos para o sunset drive que parte as 16:30, o carro era alto e aberto, ótimo para ver os animais de cima e de pertinho.
Vimos vários pássaros, rinocerontes (de longe), umas 4 cheetas, uma delas até nos acompanhou do ladinho encostada no carro, hienas que comeram o farol do carro, leão que estava deitado numa estrada de terra sem se incomodar com os inúmeros flashs das máquinas fotográficas e nem com todo mundo olhando para ele, criatura admirável.

Cheeta

Seguindo seu rumo...

Hienas inquietas!

Gosto muito de te ver, Leãozinho....

Cores deslumbrantes do céu

Retornamos as 19:30 e corremos para a cabana para botar roupas mais quentes porque estava ficando friozinho com o vento no carro aberto.

Ônibus aberto do game drive
As 20 horas, corremos para o night drive e logo na saída do parque avistamos elefantes, depois duas leoas grávidas que estavam caminhando no meio da estrada indo caçar. Acompanhamos elas um tempo, vimos elas cheirando algo no meio da estrada e abrindo a boca tentando descobrir onde estava a presa. Lindas!
Vimos também hienas, gatos selvagens, coelhos, camaleão.

Leoas

Cheirando os rastros
A volta acabou atrasando porque um dos caras que estava com a lanterna para enxergar os animais ficava dando alarme falso, chegamos as 22:30, jantamos e capotamos.

As 4:00 acordamos novamente para o sunrise drive que começou as 4:30 da madrugada. Nesse game drive foi quando vimos menos animais.
Um eland novinho, rinoceronte mais de perto, elefantes, girafas, gnus, etc... ah e as impalas foram vistas o tempo todo.

Girafas

Segue toda vida reto!

Família de Rinocerontes

Fofos!
Na volta ficamos dormindo até a hora do checkout, as 10 da manhã, e seguimos por dentro do parque até o Crocodile Bridge Gate, a caminho do nosso novo hotel.
Vimos diversos animais, elefantes, zebras, rinocerontes, o tempo inteiro.

Crocodile Bridge

Crocodile River

Famílias de elefantes com diversos filhotes

Zebrinha mamando sossegada no meio da estrada.

Aves diferentes....

Saindo do parque eles fiscalizam o carro para saber se não esta sendo levado nenhum animal ou armas, pegamos a rodovia N4 até o Marloth Park onde ficaríamos mais duas noites. Fica a uns 20 minutos do portão Crocodile, o lugar é um parque também fechado por portões e com os animais selvagens soltos lá dentro.
Logo avistamos várias girafas no meio da rua e paramos para esperará-las atravessar, lindas!! Ficam nos olhando com uma carinha de curiosas.

Girafas no meio da "cidade"

Macaquinhos também
Fomos até o hotel e o dono Nick nos levou até onde realmente ficaríamos, que se chama Casa na Árvore. Uma casa que fica no meio do mato, literalmente, e suspensa sobre pilares. Perguntamos para o Nick onde tinha um mercado por perto e ele falou que era só seguir na rua mais pra frente, maaas fechava as 18, e já era 18:40, então ele falou que tinha um restaurante também mais a frente mas que fechava as 19:30, nem tiramos as coisas do carro e corremos para lá, porque se não ficaríamos sem ter o que comer ou beber.
O único restaurante aberto era no Bushcenter o chopp de 500ml era 24 rands (8 reais), filé de lula com arroz e salada 95 rands (24 reais) e bufallo wings com molho barbecue e fritas 82 rands (20 reais).
Tinha uma mesa de sinuca especial nos esperando, mas estávamos mortos e precisávamos dormir, até porque no dia seguinte decidimos madrugar para aproveitar.
Acordamos novamente as 4:30 e fomos para o Kruger para tentar estar lá assim que abrissem os portões as 5:30 (depende da época do ano), mas acabamos nos perdendo um pouco e chegamos lá as 5:50.
Ficamos andando pelas estradas sem sucesso para ver os Cats, mas vimos zebras cruzando na nossa frente, além dos elefantes bem de pertinho quando entramos  para ver um laguinho e do nosso lado tinham dois elefantes brincando.
Nos aproximamos bemmm devagar com o carro entre os arbustos e ficamos admirando a brincadeira deles. Nisso outros dois carros chegaram e ficaram mais atrás olhando, mas todos nós na adrenalina e morrendo de medo de eles se assustarem e nos atacarem.

Café da manhã

Elefantes brincando

Belezas escondidas do Kruger
Saímos do parque perto do horário do almoço para ir ao mercado e aproveitar para tomar banho de tarde, porque na Casa não tinha água quente.
No mercado compramos macarrão, molhos, frango empanado e cervejas (lion litro por 10 rands ou 2,50 reais) para comer e beber a noite, ali do lado do mercado tinha um restaurante chamado Tin Shack, onde finalmente conseguimos usar a internet, mas bem mal, almoçamos peixe empanado com arroz e salada por 60 rands (15 reais).
Chegando na casa da árvore levamos um susto, tinham vaaaarios macacos ao redor da casa, na escada, na árvore do deck, na piscina, foi muito legal, mas logo se assustaram com a gente e foram embora.

Macacos invadindo a casa na árvore, na escada, na piscina, em todo canto...

Voltamos para o Kruger por volta das 2 da tarde e em uma de suas curvas encontramos um lindo rinoceronte branco e seu pequeno filhote, eles ficaram um tempão na nossa frente, no meio da rua, sem se preocupar com a nossa presença. Esse valeu!

Dando uma coçadinha...

e fazendo pose pra foto!
Rinos!

O que que ta pegando?

Oi? Esse não imaginava que ia encontrar...

Gnus

Águia
Nos despedimos do Kruger as 17:30 e fomos ver o pôr do sol tomando uma cervejinha na casa da árvore.
Que lugar perfeito, durante o dia animais rodeando, com um pôr do sol magnífico e inúmeras estrelas sob nossas cabeças durante a noite.
Ficamos tomando uma cervejinha vendo o pôr do sol, até escurecer completamente, então fizemos a macarronada com um molho branco e cogumelos e outro molho de tomate. Ficou uma delícia. Depois de jantar e acabar a cerveja, ficamos os três deitados no deck vendo as estrelas e suas sombras, acompanhando as estrelas cadentes!

Vista do Deck

Tem vista melhor?
Janela do quarto

Difícil era ir embora!

Tchau!
Fomos dormir cedo porque novamente íamos acordar as 4:30 e no dia seguinte voltaríamos para Jo`Burg passando rapidamente pela cidade de Pretória, para pegar o avião para Cape Town.
Em Pretória conseguimos ir no Union Buildings onde é a sede do gabinete e residência oficial do presidente da África do Sul fica, com uma enorme estátua do Mandela, muito legal.

Union Buildings
Jardim do Union Buildings

Mandela!
Tentamos ir no Monumento Voortrekker mas tinha que pagar 70 rands para entrar e como não tínhamos muito tempo, decidimos não gastar. Devolvemos o carro sem problemas com a Hertz.

Dicas: compre um sim card e tenha sua internet
Use o aplicativo Latest Sightings do parque
Nos campings tem placas de avisos dos últimos avistamentos de animais